17 receitas caseiras para problemas nos cabelos

Confira 17 receitinhas caseiras que podem te ajudar e muito na hora de cuidar dos cabelos nesse verão!

Ninguém no mundo deseja ter queda de cabelo, cabelo verde… O fato ruim é que isso tudo acontece e às vezes de modo sazonal ou de modo constante e sério. Ainda que alguns tratamentos químicos possam mostrar resultados rápidos, é comum sofrer com alguns efeitos colaterais. Confira uma série de receitas para acabar de vez com seu problema!
Combata a queda!
Queda
Além de deixar a comida deliciosa, o curry também ajuda na hora de diminuir a temida queda de cabelo.
Receita
Pegue de 5 a 10 folhas frescas de curry e coloque em qualquer óleo (óleo de coco, óleo de oliva, etc). Aqueça gentilmente o óleo, observando com atenção. Assim que as folhas mudarem de cor e ficarem escuras, é hora de retirar a panela do fogo.
Separe somente o óleo e passe no couro cabeludo, massageando-o com delicadeza. Passe o óleo nos fios também e deixe agir por 20 minutos. Enxágue com água em seguida – se desejar, use shampoo.
Você pode fazer este tratamento diariamente durante alguns dias (uma semana, mais ou menos). Se a queda continuar, dê um descanso de uma semana e recomece o tratamento.
Outras receitinhas que também valem a pena…
- Assim que acordar, mastigue uma colher de sopa de gergelim. O gergelim é rico em magnésio e zinco, substâncias vitais para a saúde do cabelo.
- Na hora de ir para a cama, já no fim do dia, tome uma colher de sopa de óleo de fígado de bacalhau, que contem ácidos essenciais, antioxidantes e vitamina E. O gosto não é agradável, mas vale a pena.
- Por fim, faça um tratamento externo. Dissolva uma pedra de cânfora em óleo de coco e massageie o couro cabeludo com delicadeza. Faça o procedimento de duas a três vezes por semana.
Combata o frizz!
Combata o frizz!
Parece até que não funciona de tão boba que é, secar o cabelo com papel-toalha faz toda a diferença para diminuir o frizz do seu cabelo ou só manter os cachos com mais perfeição, basta trocar a toalha de verdade por papel-toalha!
Dicas
Não esfregue os seus fios, vá apenas apertando o papel contra eles, eliminando a umidade. A textura dele é mais macia, bem menos agressiva que a da toalha.
Outra opção é usar uma camiseta velha de algodão para fazer o mesmo processo. As toalhas de microfibra também são melhores que as toalhas comuns. Não custa nada tentar, não é mesmo?
Dê descanso ao couro cabeludo…
Dar descanso e relaxamento ao pobre do couro cabeludo é bom e muito preciso…
Receita
Também conhecida como tulsi ou manjericão pequeno, a planta tulasi ajuda bastante a tratar do couro cabeludo. O ideal é fazer um óleo especial, misturando as folhas com óleo de coco.
Pegue um ou dois maços de folhas frescas de tulasi (o suficiente para formar 10 colheres de sopa de pasta de tulasi). Pique as folhas e coloque-as em um mixer, processando bem. Coloque a substância em uma panela aquecida e adicione meio copo de óleo de coco. Misture bem até começar a sair fumaça.
Depois você pode colocar alguns grãos de milho ou feno-grego. Quando os grãos estourarem é a hora certa de tirar a mistura do fogo. Deixe esfriar e guarde em um recipiente adequado.
Quando for passar no cabelo, aqueça um pouquinho a mistura e passe no cabelo inteiro. Massageie bem o couro cabeludo e deixe agir por 25 minutos, meia hora. Lave o cabelo normalmente em seguida.
Repita o processo uma vez por semana (se o seu cabelo for extremamente seco, passe duas vezes por semana).
E para restaurar o pH?
Restaurar o pH
Antes que me perguntem qual é a relação do cabelo com o pH… O pH nada mais é do que uma escala que determina o grau de acidez ou alcalinidade. E o que ele tem a ver com o cabelo? Bom, o pH é a base para manter seus fios saudáveis, brilhantes e macios. Quanto mais alcalino o pH, mais as cutículas do cabelo se abrem. As químicas de transformação, por exemplo, são alcalinas, pois é preciso abrir as cutículas do cabelo, facilitando a penetração do ativo.
O pH alto, porém, danifica o cabelo, que se torna áspero, quebradiço e ressecado. O pH ácido ajuda a fechar as cutículas do cabelo, reter a cor (no caso de cabelos coloridos), a química e restaurar a integridade dos fios.
Receita
Para restaurar o pH de seu cabelo e de quebra deixá-lo mais brilhante e mais fácil de pentear, vá até a cozinha! Pegue tomates e amido de milho (maisena).
Você vai precisar de 1 colher de sopa de amido de milho e 1 xícara de suco de tomate. Misture e passe no cabelo limpo e úmido. Use um pente para ajudar a espalhar.
Deixe agir por 10 minutos e enxágüe – você vai notar a diferença.
Faça seu cabelo crescer mais rápido!
Crescer mais rapido
Dessa todo mundo quer saber, nem que seja para fazer crescer a franja. Essa receitinha faz com que o cabelo cresça mais rápido e fique bonito e encorpado, experimente usar centela, que também e conhecida como Centella asiática, a erva não é muito difícil de ser encontrada, então confira esta simples receita.
Receita
Você vai precisar de pó de centela (de 5 a 10 colheres de sopa – depende do comprimento), pó de emblica (3 colheres de sopa) e pó de henna natural (1 xícara).
Misture os ingredientes e vá adicionando água aos pouquinhos até conseguir formar uma pasta. Umedeça o cabelo e passe algum óleo – pode ser de coco ou de oliva. Aplique a pasta por cima, pegando tanto os fios quanto as raízes.
Deixe agir por meia hora e enxágüe muito bem com água. Repita o processo uma vez por semana.
Seu cabelo brilhante e tonificado!
Brilhante e tonificado
As máscara caseiras funcionam de verdade e essa de salsinha pode ser usada em qualquer tipo de cabelo, que ficará brilhante e tonificado!
Receita
Você vai precisar de meia xícara de suco de salsinha e 3 colheres de sopa de óleo de oliva.
Misture os dois ingredientes e aplique a mistura no couro cabeludo e nos fios. Massageie a cabeça delicadamente por 15 minutos e deixe agir por mais 20. Enxágue em seguida.
Seu cabelo ainda anda sem brilho?
Brilho
Todo mundo sofre com a falta de brilho nos fios. Fazendo a receita direitinho, tudo terá vida meu bem! ;)
Receita
O óleo de jojoba garante o brilho sem deixar os fios oleosos e a cerveja deixa o cabelo encorpado e forte. Como? Simples.
Misture uma xícara de cerveja morna com uma colher de sopa de óleo de jojoba. Passe no cabelo, deixe agir por alguns minutos e depois é só lavar normalmente (com água e shampoo). O resultado é incrível!
Seu cabelo ficou verde?
O verão já vem trazendo muita dor de cabeça para quem quer dar um mergulho na piscina, mas ao mesmo tempo não quer virar o Huck.
Receita
Muitas piscinas, principalmente aquelas destinadas ao lazer, contêm cloro. O cloro deixa cheiro forte nos cabelos, e para quem tem cabelos claros então, pior ainda! O excesso deixa um tom esverdeado nos fios.
Para combater esse mal, há uma receita muito simples: leite! O leite consegue tirar o cloro, basta usar duas vasilhas, uma passar no cabelo e outra para recolher o líquido, que pode ser reutilizado até você sentir que já está limpo!
Tem mais problemas com o cloro da piscina?
Cloro da piscina
Como disse, é uma delícia ficar de molho durante horas e horas na piscina, porém, devemos lembrar que o cloro não faz muito bem para os nossos fios. Mas isso não é motivo para ter medo, só é preciso ter cuidado com as madeixas, aqui vai uma receita de máscara que vai proteger o seu cabelo do temido cloro.
Receita
Bata um ovo com três colheres de sopa de óleo de oliva (azeite). Amasse algumas cascas de pepino e misture-as com o ovo e o óleo. Aplique a máscara no cabelo, deixando agir por 15 minutos. Enxágue em seguida.
Se você pretende realmente abusar da piscina neste verão, faça o tratamento uma ou duas vezes por semana durante um ou dois meses.
Seu cabelo mais encorpado
Deixá-los mais encorpados e com brilho é uma marvilha só! :D
Receita
Você só vai precisar de água e 2 colheres e meia de cavalinha seca. Coloque a água para ferver em uma panela e depois despeje a cavalinha ali. Deixe-a por 20 minutos.
Lave o cabelo com shampoo normalmente. Quando ele estiver úmido, passe a água nos fios e deixe agir por dez minutos. Enxágue.
Seu cabelo mais forte!
Ví uma receita de um shampoo de proteína bem fácil de fazer. Ele serve para dar brilho e deixar os cabelos mais bonitos.
Receita
Para fazer este “shampoo de proteína” você vai precisar de:
- 1 sabonete para bebês;
- 3,7 litros de água;
- 2 ovos levemente batidos;
- 1 colher de sopa de sua colônia favorita;
- 1 colher de sopa de bórax em pó (também conhecido como borato de sódio).
Rale o sabonete e dissolva-o na água fervente. Deixe esfriar. Adicione os ovos e o bórax e mexa para misturar direitinho. Guarde a mistura em uma garrafa que feche muito bem.
Use este shampoo para lavar o cabelo a cada dois ou três dias, se possível. Lavar muitas vezes o cabelo com qualquer shampoo diminui os óleos naturais dos fios, deixando-os ressecados.
Mais hidratado e perfumado
A receitinha de um shampoo feito com abacate, aloe vera e jasmim além de mais cheiroso é bem legal…
Receita
Você vai precisar de ½ copo de base de shampoo natural, ½ copo de aloe vera em gel, ¾ de colher de sopa de óleo de abacate e ¾ de colher de sopa de óleo essencial de jasmim.
Misture todos os ingredientes e coloque o líquido em um pote com tampa. Deixe descansar por algumas horas – assim ela vai engrossar e o perfume vai se fixar.
Passe no cabelo como se fosse um shampoo normal e deixe agir por alguns minutos. Enxágüe normalmente.
Você vai perceber que o seu cabelo vai ficar macio, hidratado e com um perfume incrível. Dizem até que este shampoo possui qualidades afrodisíacas!
O fim da oleosidade
Oleosidade
Outro sofrimento para a maioria das pessoas, porém, alguns produtos podem ajudar a diminuir esta oleosidade. Um deles é a loção de menta.
Receita
Você só precisa de uma xícara de folhas de menta fresca, uma xícara de água mineral e o suco de um limão médio. Coloque tudo em uma panela e deixe ferver por alguns minutos.
Depois que o líquido estiver frio, é só colocar em uma garrafinha de spray. Assim que você lavar o seu cabelo, você deve retirar o excesso de umidade e passar o a loção da raiz às pontas.
Dica
Compre um shampoo herbal comum e adicione uma colher de sopa de aloe vera e uma colher de sopa de suco de limão.
Lave o cabelo com esse shampoo normalmente. Quando ele ainda estiver úmido, passe nos fios uma mistura feita com uma colher de sopa de suco de limão, uma colher de sopa de vinagre e um copo de água. Não enxágüe.
Espere alguns minutos e enxágüe o cabelo com água morna. Os cabelos ficarão perfumados e limpos por mais tempo.
O fim das pontas duplas!
Pontas duplas
Elas surgem aos montes e para não ficarmos enlouquecidas, tente fazer esta receita simples que leva mel e óleo de oliva.
Receita
Misture 1 colher de sopa de mel com 5 colheres de sopa de óleo de oliva. Se desejar intensificar o tratamento, adicione a gema de um ovo. Aplique a mistura no cabelo todo e no couro cabeludo, massageando com delicadeza.
Envolva a cabeça em uma toalha quente e deixe agir por 20 minutos. Depois é só enxaguar bem e lavar com shampoo.
Outra dica para quem tem pontas duplas é usar óleo de abacate. É só seguir os mesmos passos.
Para cabelos secos…
Cabelo seco
Por mais que seja gostoso passar horas na água, o sol e o cloro não fazem nada bem para os fios, especialmente se o seu cabelo for seco, pois ele absorve mais ainda o que não deve absorver. Aqui vai uma receitinha que protege bastante o cabelo seco:
Receita
Misture uma colher de sopa de suco de pepino, 1 colher de sopa de suco de cebola e meia colher de sopa de óleo de amêndoas. Passe no couro cabeludo e nos fios, massageando bem. Espere agir por 5 minutos e lave normalmente com shampoo.
Dica
Leite morno também ajuda a eliminar o ressecado do cabelo, sabia? Se o seu cabelo está assim, veja só o seguinte tratamento:
Misture bem meia xícara de leite morno com duas colheres de mel e uma colher de óleo de soja. Passe a mistura no cabelo todo, especialmente nas pontas, e faça uma touca.
Deixe agir por uma hora e lave normalmente em seguida.
Para fios brancos…
Fios brancos
Para não tomar a medida drástica de tingir tudo nesta fase, veja só uma receita que ajuda a cobrir estes temidos fios!
Receita
Você vai precisar de 4 colheres de sopa de folhas secas de salva, meio litro de água fervente, 4 colheres de sopa de rum (sim, a bebida dos piratas!), 30 gramas de glicerina e algumas gotinhas de vitamina E.
Desligue o fogo, coloque a salva na água fervente e tampe. Deixe descansar por 2 horas. Coe o líquido e coloque-o em uma jarra, adicionando o rum, a glicerina e a vitamina. Use uma bolinha de algodão para passar o líquido no cabelo todos os dias.
Os fios brancos ficarão tingidos e depois é só continuar passando a mistura na raiz para controlar a situação enquanto puder.
E atenção: coloque uma etiqueta na jarra para evitar confusões na cozinha!
Proteína
Proteína
Adoro o molho de Shoyu na comida, mas aprendi que ele também ajuda bastante a deixar o cabelo mais lindo. Trata-se de um tratamento de proteína que é simples e eficiente.
Receita
Você vai precisar de 30 gramas de shoyu e uma xícara de água morna. Depois que você lavar o seu cabelo com shampoo, passe a mistura nos cabelos. Deixe agir por 10 minutos e enxágue bem.
Se algum desses problemas citados acima te incomoda, use a receitinha e lembre-se que os tratamentos caseiros não são instantâneos (é preciso ter paciência), mas aliando a uma dieta rica e saudável além de exercícios, pode fazer milagres aos cabelos.
 Bjss                                                                                                                      By:Amanda                      

Nenhum comentário: