Como escolher o seu shampoo

Shampoo para cabelos secos, para cabelos enrolados, para cabelos loiros… conheça os tipos existentes no mercado e o que eles podem – e o que não podem – fazer pelo seu cabelo


Shampoos
É só ir até o supermercado ou a farmácia mais próximos da sua casa que você vai saber do que estamos falando. Dezenas de marcas e de tipos diferentes de shampoo são oferecidos, cada um com uma promessa mais maravilhosa do que a outra… será que é isso mesmo?
Esta é uma questão controversa, que divide inclusive cabeleireiros e profissionais de beleza. O hair stylist Átila Rithiery diz que a promessa dos shampoos é, na realidade, uma meia-verdade. “A questão é o que os shampoos não são para cabelos oleosos, secos, opacos. São para cabelos que estão oleosos, secos, opacos.
A esteticista Ana Paula Souza é um pouco mais radical: “Shampoo é shampoo, ele serve para limpar o cabelo. O processo é simples: o shampoo vai abrir as escamas e limpar o fio. O condicionador, este sim, é o passo importante, pois ele vai hidratar, encorpar, selar o fio”, diz ela.
Tipos de cabelo
Pelo sim ou pelo não, antes de escolher o produto (shampoo ou condicionador) a aplicar em seu cabelo, você precisa saber como está o seu cabelo. Oleoso, ressecado, normal, misto?
Cabelos mistos: têm oleosidade maior na raiz e as pontas são mais secas. Os cabelos tratados com escova progressiva tendem a apresentar características de cabelos mistos.
Cabelos secos: os cabelos que estão ressecados são mais opacos, “armam” e “quebram” mais facilmente.
Cabelos oleosos: são os cabelos que dão a impressão de estar “sujos” com mais frequência, mesmo com apenas um dia sem lavar.
Cabelos normais: têm uma oleosidade balanceada, fios lubrificados na medida certa, brilho e flexibilidade.
Frequência de lavagens
A regra não poderia ser mais simples: lave os cabelos quando eles “pedirem”. Não existe problema em lavar todos os dias, se for necessário assim.
Se os seus cabelos estão oleosos, lave-os. Nada mais incômodo do que um cabelo mal-lavado. E nada mais gostoso do que um cabelo limpinho e cheiroso.
Lembre-se, porém, da hidratação correta: ela é essencial para a vitalidade e a saúde dos seus cabelos.
Shampoos especiais
Existem dois tipos de shampoos bem específicos para aquilo a que se destinam: o shampoo anti-resíduos e o shampoo sem sal.
O shampoo anti-resíduos é um produto de limpeza profunda, e por isso não deve ser usado sempre. A frequência de uso recomendada é de uma vez por semana. Eles removem restos de produtos que você utilizou no cabelo, como condicionadores, leave-in, mousses etc., evitando acúmulo de substâncias, o que deixa o seu cabelo sem vida, opaco e pesado. Ele não é recomendado para cabelos com progressiva.
O shampoo sem sal é mais suave do que os outros, e extremamente indicado para cabelos quimicamente tratados, principalmente com escovas progressivas. Este tipo de shampoo combate o ressecamento do cabelo, diminuindo sua porosidade. É uma escolha bem inteligente, e cada vez mais os bons salões vêm “descobrindo” este tipo de shampoo, que, entretanto, existe há muitos anos.Bjs
                                        By:Amanda

Nenhum comentário: